Palácio Rio Madeira ou Centro Político Administrativo – CPA
A sede do governo do estado de Rondônia, Palácio Rio Madeira, é constituída por cinco edifícios, sendo a entrada principal pela avenida Farquhar, Nº 2986, entre as ruas Pio XII e Padre Chiquinho, bairro Pedrinhas, situado próximo a margem direita do rio Madeira.
Observando da entrada, Avenida Farquhar, temos a direita os edifícios Rio Jamari e Rio Machado a esquerda estão os edifícios Rio Cautário e Rio Guaporé e ao centro está a torre edifício Rio Pacaás Novos, que é mais alta e nela está instalado o gabinete do governador.
Os edifícios Rio Jamari e Rio Cautário possuem cinco pisos (andares), os edifícios Rio Machado e Rio Guaporé possuem quatro pisos cada um e o edifício torre Rio Pacaás Novos possuem nove pisos, na parte superior é um heliporto.
No Palácio Rio Madeira a maioria absolta dos órgãos estaduais e trabalham aproximadamente 5,600 servidores.
O Palácio Rio Madeira foi inaugurado em 7 de dezembro de 2015, porém antes de concluir as obras de construção, quando ainda era um canteiro de obras, o governador Ivo Narciso Cassol, em 30 de março de 2010, realizou uma cerimônia de inauguração, uma faixa foi colocada no edifício torre “Rio Pacaás Novos”. Após a inauguração simbólica a obra continuou sempre em rito lento na primeira gestão do governador Confúcio Moura, 2011-2014, e foi inaugurado no segundo mandato, 2015-2018, que está sendo concluído pelo governador Daniel Pereira.
Legenda: Sede do Governo do Estado de Rondônia, Palácio Rio Madeira, composto pelos edifícios:
Rio Pacaás Novos, Rio Jamari, Rio Cautário, Rio Guaporé, Rio Machado.
Situado na Avenida Farquar, --, bairro Pedrinhas.
---------
Área / História
A área em que está situado o Palácio Rio Madeira, entre 1982 e 2008 estava a Esplanada das Secretárias, composto com 14 pavilhões.
O governador Ivo Narciso Cassol, no seu segundo mandato, 2007-2010, resolveu implantar essa importante estrutura e para tanto imitiu ordem de serviço para desmanchar os pavilhões e iniciar a obra de construção do complexo que foi no primeiro momento denominado de Centro Político Administrativo - CPA. Confúcio Aires Moura assumiu o governo em 1º de janeiro de 2011 e o denominou de Complexo Rio Madeira e por fim Palácio Rio Madeira.
Já que os edifícios foram denominados pelo governador Confúcio Aires Moura em homenageando aos importantes rios no Estado então a organização de nome deveria obedecer a geografia hidrográfica de Rondônia.