Território Federal de Rondônia

Final da década de 1970 e início da década de 1980

 

O Território Federal de Rondônia era vinculado ao Ministério do Interior e o governador escolhido pelo presidente da República. Assim, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira (Teixeirão) foi nomeado pelo presidente general João Batista de Figueiredo, que, desde a sua posse no dia 10 de abril de 1979, deixava clara a sua intenção de preparar o Território Federal de Rondônia para ser elevado à categoria de estado. Porém, desde o início da década de 1970 o deputado federal Jerônimo Garcia de Santana trabalhava nesse mesmo sentido.

O nome Rondônia havia sido sugerido no período da criação do Território, mas o homenageado, o sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon, ao tomar conhecimento, recusou a honraria. Porém, em 17 de fevereiro de 1956, o presidente Juscelino Kubitschek sancionou a Lei nº 2.731, que modificou a denominação de Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia. Áureo Melo, deputado federal pela bancada do PTB do Amazonas, nascido em Abunã, distrito de Porto Velho, é o autor do projeto de lei que modificou a denominação.

O nome “Rondônia” surgiu pela primeira vez como título do livro escrito por Edgar Roquette Pinto (1884-1954), etnólogo brasileiro que viajou pela região, no início do século XX.